domingo, 27 de fevereiro de 2011

Antropologia em Cartoon




A escrita, sem dúvida alguma, é a forma privilegiada (e estabelecida) para apresentação de relatos e da experiência etnográfica, entretanto, em especial no campo da antropologia visual, outras experimentações - como a filme etnográfico e a fotografia - têm se mostrado muito interessantes. Para além de sua característica meramente ilustrativa, as imagens são formas de estabelecer uma expressão de outra ordem e geram um conhecimento etnográfico diferente da experiência leitura/escrita.
Mas o que acontece quando a etnografia é mostrada através de imagens, especificamente, de imagens desenhadas em forma de "cartoon"? Essa foi a experimentação de um grupo de estudantes da Universidade de Oslo, na Noruega.
A pesquisa, realizada no campus da Universidade, foi publicada em um livro, com poucas palavras e muitos desenhos (realizados pelos próprios pesquisadores). O livro narra a etnografia dos espaços públicos, informação, acessibilidade e tecnologia no cotidiano dos alunos dessa universidade.

Vale a pena conhecer o projeto, corre lá: http://anthrocomics.wordpress.com/
E mais ainda fazer o download do livro (muito interessante e divertido): clique aqui para baixar.

Boa leitura... ou melhor, boa experiência!

2 comentários:

  1. Thank you for writing about our project! We were very happy to see it!
    Best wishes,
    Aleksandra

    ResponderExcluir
  2. Thank you Aleksandra, the project is really very interesting and I hope the brazilian students have some inspiration on it. Kind regards, Magda.

    ResponderExcluir