A escrita, sem dúvida alguma, é a forma privilegiada (e estabelecida) para apresentação de relatos e da experiência etnográfica, entretanto, em especial no campo da antropologia visual, outras experimentações - como a filme etnográfico e a fotografia - têm se mostrado muito interessantes. Para além de sua característica meramente ilustrativa, as imagens são formas de estabelecer uma expressão de outra ordem e geram um conhecimento etnográfico diferente da experiência leitura/escrita.
Mas o que acontece quando a etnografia é mostrada através de imagens, especificamente, de imagens desenhadas em forma de "cartoon"? Essa foi a experimentação de um grupo de estudantes da Universidade de Oslo, na Noruega.
A pesquisa, realizada no campus da Universidade, foi publicada em um livro, com poucas palavras e muitos desenhos (realizados pelos próprios pesquisadores). O livro narra a etnografia dos espaços públicos, informação, acessibilidade e tecnologia no cotidiano dos alunos dessa universidade.
Vale a pena conhecer o projeto, corre lá: http://anthrocomics.wordpress.com/
E mais ainda fazer o download do livro (muito interessante e divertido): clique aqui para baixar.
Boa leitura... ou melhor, boa experiência!
Thank you for writing about our project! We were very happy to see it!
ResponderExcluirBest wishes,
Aleksandra
Thank you Aleksandra, the project is really very interesting and I hope the brazilian students have some inspiration on it. Kind regards, Magda.
ResponderExcluir