sexta-feira, 9 de abril de 2010

Consumo: Por que a gente é assim? Com vocês Lívia Barbosa


Estive ontem (08/04/10) no espaço cultural CPFL para conferir a fala de Lívia Barbosa. A antropóloga começou refletindo sobre as possibilidades de resposta à pergunta que intitulou sua fala: Por que a gente é assim? Se por um lado ela poderia desculpar-se por sermos assim (desse nosso jeitinho), por outro, ela poderia lançar uma nova questão: assim como?
Foi o que fez Lívia, lançando uma reflexão acerca do por que consumimos da forma como o fazemos, deixando de lado a explicação de que tal comportamento é fruto de um processo histórico, também o é, bem sabemos, mas a autora optou por outras vias de análise.
A questão central colocada por sua fala tinha como eixo as relações entre cultura, consumo e sustentabilidade (tema também do dossiê organizado pela CPFL Cultural).
As contribuições de Lívia para uma "antropologia do consumo" no Brasil são notáveis, contudo, a proposta de "consumo sustentável" apresentada pela autora deixa no ar questões mais complexas e intrincadas, as quais surgiram com força entre o grupo de antropólogos que lá estava. É, de fato, possível pensar em uma alternativa rumo ao consumo sustentável que leve apenas em consideração uma suposta "mudança cultural" por parte dos brasileiros? Em que medida essa solução é "politicamente correta" frente outras alternativas que precisariam confrontar montantes empresariais e repensar nossos modos de produção?
E além, a separação entre sustentabilidade ambiental (natureza) e consumo (sociedade) pode ser pensada como produtora de uma barreira que aumenta o - já grande - fosso entre natureza e cultura?

Assista ao vídeo:

2 comentários:

  1. Postando pra te agradecer pelos links de artigos e e-books aí ao lado. Alguns eu ainda não tinha aqui. E me desculpo porque 'catei' aquela imagem que está aí na sua barra lateral, sobre procrastinação, para colocar no meu blog também! Muito engraçada.
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Passo para deixar meus cumprimentos, deste lado do oceano. Estou a iniciar as minhas reflexões, pensamentos e anotações sobre antropologia e sociologia. Não sou desta área, sou formada em Serviço Social, mas cada vez mais me interessam as questões de foro sociológico.
    Desta forma, vou deixar o link do seu blog no meu blog, para continuar a visitá-lo.
    Boa continuação!

    ResponderExcluir