segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um tenso ritual de compras



O Jornal Estado de São Paulo (conferir reportagem) escreveu sobre a confusão na porta da loja Magazine Luiza onde pessoas aguardavam ansiosamente para entrar e aproveitar a liquidação. Duas pessoas ficaram feridas durante a confusão, um consumidor reclama: "Eles ainda me prometeram um DVD, por causa da falta de respeito". Claro, qualquer prejuízo moral pode ser reparado com uma mercadoria, como um DVD. Já que a disputa é pelas compras, nada mais apropriado que um objeto para solucionar o problema.
Difícil imaginar porque as pessoas passam a madrugada na fila, na espera da abertura de uma loja onde podem comprar itens que precisam ou simplesmente querem por um preço reduzido. Parece que a possibilidade de economizar "comprando" é o que atrai tantas pessoas. Mas, de fato, há economia nesse tenso ritual de compras? E ainda, será que se trata de uma tentativa de minimizar as desigualdades de forças no âmbito do consumo, onde empresas sempre ganham à custa de consumidores, agora estes esperam ganhar algo à custa da empresa?
Um ótimo trabalho foi realizado pela antropóloga Ciméia Bevilaqua "Consumidores e seus direitos" é uma etnografia que se propõe a refletir sobre esse tipo de embate entre consumidores e empresas nas tensas relações que ocorrem na arena do consumo.

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