Algumas pessoas me perguntam ou escrevem pedindo dicas ou sugestões de obras que abordem o consumo do ponto de vista das ciências sociais ou, em particular, pela antropologia. Olhar para os fenômenos do consumo, entretanto, pode acontecer por meio de diferentes e contrastantes perspectivas, sejam elas analíticas, teóricas ou metodológicas. Acredito que o ponto de partida seja a acumulação de conhecimento sobre as principais obras e idéias que, ao longo da história da produção das ciências sociais estiveram interessadas em pensar sobre os atos de consumo e seus efeitos. Esse conhecimento prévio auxilia na escolha de uma perspectiva teórica própria e que esteja em acordo com os fenômenos empíricos observados em cada campo de investigação.
Em suma, antes de tudo, é preciso conhecer o que já foi pesquisado, escrito e dito, mesmo que depois se decida por não concordar completamente com estas abordagens, escolhendo dentre as inúmeras possibilidades aquela que parece mais rentável e interessante.
Uma das obras mais relevantes, nesse sentido, foi organizada por Daniel Miller. Dividida em quatro grandes volumes a obra reúne diferentes textos de importantes autores, reflexões sobre os estudos contemporâneos do consumo e etnografias de diferentes regiões do mundo que abordam o tema:
Critical Concepts in the Social Sciences
Edited by Professor Daniel Miller
Introduction by Professor Daniel Miller
Consumption: Theory and issues in the study of consumption
Consumption: Disciplinary approaches to consumptionConsumption: The history and regional development of consumption
Consumption: Objects, subjects and mediations in consumption
Sem dúvidas, um bom lugar para começar...