domingo, 8 de maio de 2011

Das coisas e suas invenções: Antropologia no mundo das Marcas

Após 3 anos de pesquisa, realizada em ambientes empresariais com foco em uma marca de calçados brasileira, defendi minha dissertação de mestrado, em Fevereiro deste ano, realizada no programa de pós-graduação em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a pesquisa, veja abaixo o resumo:

O trabalho apresenta uma reflexão antropológica acerca dos modos de agir e pensar observados em ambientes empresariais, assim como acerca dos efeitos da agência social exercida por marcas no universo do consumo de bens. Ao propor tal reflexão, o trabalho tem como ponto de partida diferentes empresas, entre elas corporações nacionais e multinacionais, agências de propaganda e institutos de pesquisa mercadológica, enfatizando a produção e o fluxo de conhecimentos, imagens, categorias e conceitos, nestes espaços. Após refletir sobre as práticas que ocorrem no interior de ambientes empresariais e, em especial, sobre a capacidade de produzirem entidades autônomas, o trabalho concentra-se na análise da distribuição e circulação de uma marca específica, a saber, a marca brasileira de sandálias Havaianas. A análise dessa marca é realizada a partir dos inúmeros fragmentos de sua exposição, entre eles relatos e opiniões de profissionais de marketing, publicitários e homens de negócios, descrições de estratégias corporativas e, sobretudo, imagens publicitárias. Todos esses elementos, quando articulados, evidenciam os efeitos e as conseqüências da existência social desta marca. Assim, o trabalho analisa a capacidade das marcas e dos ambientes empresariais de inventar categorias, noções e cultura, colocando, frente a frente, o pensamento empresarial e o antropológico.

Para fazer o download do trabalho completo CLIQUE AQUI e você será direcionado ao banco de teses e dissertações da USP.

Comentários por e-mail ou aqui no BLOG são bemvindos!

Boa Leitura!

2 comentários:

  1. Opa, Magda. É pra já que vou fazer o download e ler tua dissertação. Depois, certamente, voltarei aqui para comentar.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro, obrigada! Espero que goste, abraços, Magda.

    ResponderExcluir