terça-feira, 31 de agosto de 2010

Antropologia e Estilos de Vida



A última edição da Revista Horizontes Antropológicos - "Antropologia e estilos de vida" conta com artigos super interessantes, entre eles alguns destaques:

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Estilos de vida e individualidade.

Este artigo apresenta e discute a questão dos estilos e modos de vida na contemporaneidade. Tem como ponto de partida o conceito de liberdade individual na relação entre a cultura subjetiva e a cultura objetiva de Georg Simmel, para pensar os processos de individualidade e de diferenciação na sociedade contemporânea. Palavras-chave : cidade; estilos de vida; individualidade; modos de vida. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO COMPLETO)

PEDROSO NETO, Antonio José. A dinâmica do marketing de rede: relações sociais e expectativas de um novo estilo de vida.

O foco deste artigo são pessoas que se associaram a uma empresa demarketing de rede. O problema é explicar como se reproduz o corpo de agentes, dado um paradoxo: a empresa Amway do Brasil consegue os agentes - trabalhadores - sem oferecer as garantias e as previsibilidades prescritas em contratos formais e, na extrema maioria dos casos, sem oferecer nem mesmo contrapartida monetária. O objetivo da pesquisa é demonstrar como a Amway se estrutura por meio de um constante processo de instituição de uma nova ordem cognitiva. O modelo analítico considera que o laço social elementar de uma coletividade só é possível quando os indivíduos compartilham em suas mentes um conjunto mínimo de parâmetros sobre a ordem social: convenções sociais instituídas. Na Amway elas são mobilizadas constantemente nas atividades práticas e rituais que visam aumentar e dinamizar as redes, e assim tendem a direcionar a memória coletiva e a se manterem. Palavras-chave : Amway; antropologia econômica; estilo de vida; marketing de rede. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO COMPLETO)

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário