Consuming Technologies: Media and Information in Domestic Spaces (1992)
Eric Hirsch (Editor), Roger Silverstone (Editor)
Entre as leituras deste mês, dei uma olhada nesta coletânea de artigos que conta com etnografias sobre o consumo de tecnologias em espaços domésticos (celulares, aparelhos de televisão, computadores etc.). A Abertura do livro "Forewords: The Mirror of Technology" foi escrita por Marilyn Strathern e traz algumas reflexões interessantes sobre o consumo de tecnologias, além de um panorama crítico sobre os artigos que compõe o volume.
The local "culture" turns these global itens into manifestation of the "local" culture!
Essas tecnologias podem se tornar fundamentais para a dinâmica dos relacionamentos familiares, mas não são elas mesmas a razão destes relacionamentos, já que estes objetos lidam com aquilo que já está lá, com o que já deu forma à vida das pessoas. Eles são "domesticados" para finalidades tanto culturais, quanto sociais.
Um dos temas recorrentes do livro é que as tecnologias são descritas como aquelas que recebem significados sociais. Assim, longe de aumentar o isolamento das pessoas umas com as outras, as tecnologias da comunicação podem reforçar a sociabilidade. Elas não apenas se encaixam nas condutas das relações sociais, mas parecem dar às pessoas a sensação de que existe mais interação (sociabilidade) do que, de fato, há. Juntos, os artigos deste volume questionam o determinismo de que as pessoas sejam passivos recipientes de produtos. Os autores mostram como esses itens são domesticados na sociabilidade da família e moldados pelas complexidades das interações familiares.
Você pode dar uma olhada na lista dos artigos que compõe o volume aqui no GOOGLE BOOKS.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário