Está disponível para leitura a nova edição da Revista Horizontes Antropológicos (ano 22, n45, 2016) - Economia e Cultura.
O conjunto de artigos desta coletânea é bastante diversificado e não se concentra em apenas um eixo de reflexão acerca das complexas relações entre Cultura e Economia, aliás, o mais apropriado, me parece, seria usar economia no plural, já que não se trata de analisar uma visão hegemônica das práticas econômicas, mas o desvelar de Economias possíveis e muito distintas, como no artigo de Elizabeth Pissolato sobre criatividade na economia Mbya (Guarani). Destaque também para o artigo de Gustavo Onto, quem propõe uma interessante discussão sobre a noção de mercado e sua concepção performativa como arranjo sociotécnico.
Os artigos, grosso modo, se voltam para uma concepção que aproxima economia do mundo material e, portanto, das práticas de consumo, não promovendo a reflexão radical acerca dos modos como os imperativos econômicos conformam noções centrais tais como a de indivíduo e propriedade.
Para acessar a Revista, clique aqui
Boa leitura!