Daniel Miller continua a oferecer suas contribuições aos estudos do consumo e da cultura material em seu novo livro: Consumption and its Consequences.
O volume aparece como uma espécie de continuação (ou segunda parte) de Stuff, contudo, sua intenção é oferecer uma obra acessível, sobretudo ao leitor não-antropólogo.
O livro sugere respostas diferentes para algumas importantes questões da atualidade. O que é uma sociedade de consumo? Como e por que fazer compras? Como devemos entender a economia? Nosso desejo aparentemente insaciável por bens destruirá o planeta? Podemos conciliar restrições no consumo com objetivos como a redução da pobreza e da desigualdade social?
Miller responde a estas questões de modo viável, sugerindo um debate acessível e elaborado, principalmente, a partir de sua própria pesquisa etnográfica. Dada a evidência de que o consumo é agora central para a maneira como criamos e mantemos nossos valores e relacionamentos, as conclusões de Miller diferem drasticamente de visões convencionais e aceitas para pensar o consumo. O livro, de algum modo, reúne e retoma as pesquisas etnográficas anteriores deste autor, fornecendo uma análise acerca do consumo contemporâneo a partir de suas próprias respostas etnográficas a este fenômeno.
Dê uma olhada no conteúdo do livro AQUI e saiba mais na entrevista abaixo.