sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Antropologia dos Modernos: novo livro de Bruno Latour

Acaba de sair do forno o novo livro de Bruno Latour (Setembro de 2012) "Enquête sur les modes d’existence. Une anthropologie des Modernes" 

Em seu novo livro, um inquérito sobre os modos de existência da antropologia moderna, Bruno Latour reúne e faz argumentos coerentes anteriormente dispersos em vários de seus livros, artigos e estudos de campo. Resultado de uma pesquisa de 25 anos, tem uma formulação positiva de uma pergunta negativa em sua publicação "Jamais fomos modernos" (Nous n’avons jamais été modernes). Se "nós" nunca fomos modernos, o que "nós" fomos? Que valores herdamos? Para responder esta pergunta, Latour tem desenvolvido um protocolo de pesquisa que é muito diferente da teoria do ator-rede (ANT) na qual seu nome é agora associado. A questão já não é mais definida apenas pelas "associações" e pela ação de seguir as redes com o objetivo de redefinir conceitos como de "sociedade" e "social", mas seguem diferentes tipos de conectores que dão a estas redes o seu tom específico. 


Estes modos de extensão, ou modos de existência, nos permitem perceber muitas diferenças entre o direito, a ciência, a política, etc. Esta tentativa sistemática de construir uma nova antropologia filosófica oferece uma perspectiva radicalmente diferente sobre o que era o "moderno" e, portanto, uma base capaz de tornar possível uma antropologia comparativa com outros grupos, num momento em que todos devemos enfrentar a crise ecológica. O livro resume as conquistas deste programa de pesquisa.  




quarta-feira, 26 de setembro de 2012

25 anos de Writing Culture

Writing Culture comemora 25 anos. Sem bolo, nem vela, nosso presente é uma edição especial da Cultural Anthropology com artigos interessantes e pertinentes para o atual momento de nossa disciplina. Ultimamente tenho lido muitos artigos que discutem a "crise da representação" e em particular a importância - mas também a severa crítica - acerca da reviravolta que ocorreu na antropologia a partir da publicação de Writing Culture


Na Introdução, escrita pelo Editor Orin Starn, lemos:
"Nós apresentamos esta edição especial na Cultural Anthropology para marcar o 25º aniversário da publicação de Writing Culture. Pra começar, pedimos a James Clifford e George Marcus que dessem sua opinião sobre a ocasião. Clifford, sempre um historiador brilhante, (e, às vezes, esquecemos que ele é um historiador e não um antropólogo por formação), nos leva de volta no tempo. Por sua vez, George Marcus, astuto e por vezes de tendência visionária lança um olhar para a frente. Clifford escreve aqui num registo mais incerto, pessoal, e, por vezes, melancólico em contraste com o mais confiante pedaço de Marcus. Os dois editores de Writing Culture trouxeram sensibilidades muito diferentes, porém complementares ao projeto. Seus próprios ângulos distintos de abordagem permanecem em exposição nos dois ensaios 25 anos depois.

Nessa edição especial, também foram convidados outros seis antropólogos para contribuir neste aniversário de Writing Culture. Cada colaborador tem o livro como ponto de partida para sondar questões de interesse em seus próprios pensamentos sobre antropologia e sobre o mundo. Os artigos, em conjunto, sugerem que a antropologia continua a lutar dentro e contra muitos dos mesmos desejos, tensões e possibilidades que o Writing Culture havia aberto para exame um quarto de século atrás, embora de maneiras, muitas vezes, inesperadas."


1984 SAR Writing Culture Seminar

Faça download dos artigos aqui e ótima leitura!

**TABLE OF CONTENTS**

Writing Culture at 25: Special Editor's Introduction
ORIN STARN
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 411-416.

Free Article Access
Feeling Historical
JAMES CLIFFORD
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 417-426.

Free Article Access and Supplemental Material
The Legacies of Writing Culture and the Near Future of the Ethnographic Form: A Sketch
GEORGE MARCUS
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 427-445.

Free Article Access and Supplemental Material
Ethnography in Late Industrialism
KIM FORTUN
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 446-464.

Free Article Access and Supplemental Material
Kinky Empiricism
DANILYN RUTHERFORD
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 465-479.

Free Article Access and Supplemental Material
Ethnography Is, Ethnography Ain't
JOHN L. JACKSON JR.
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 480-497.

Free Article Access and Supplemental Material
Excelente Zona Social
MICHAEL T. TAUSSIG
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 498-517.

Free Article Access and Supplemental Material
Precarity's Forms
KATHLEEN STEWART
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 518-525.

Free Article Access and Supplemental Material
Twenty-Five Years Is a Long Time
HUGH RAFFLES
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 526-534.

Free Article Access and Supplemental Material
Anthropology and Fiction: An Interview with Amitav Ghosh
DAMIEN STANKIEWICZ
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 535-541.

Free Article Access and Supplemental Material
Playlists: Books to Teach With
Cultural Anthropology August 2012, Vol. 27, No. 3: 542-546.

Free Article Access